Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2024

Processo de impressão da fossilização.

A fossilização é um processo que dura milhares de anos e que acarreta na formação de artefatos fósseis através da ação de agentes químicos, físicos e biológicos, evitando a total decomposição de restos orgânicos de seres vivos. Nessa aula os alunos realizaram a impressão de um objeto, em uma massa feita com farinha, sal e água, dando a impressão de um fóssil.

Dissecação de uma flor.

A atividade de dissecação de flores pode ajudar no ensino do conteúdo de angiospermas, grupo de plantas com capacidade de produzir flores e frutos.   “A atividade de dissecação de flores ajuda a compreender como ocorre o processo de polinização e a sua importância no desenvolvimento da biodiversidade”, acrescenta a bióloga e professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia Dirson Maciel de Barros – (Fadimab) Maria Inêz da Silva.

Serpente do Faraó

  “Serpente de Faraó” é o nome dado a uma experiência clássica de Química em que se queima o tiocianato de mercúrio (Hg(SCN) 2 ). A partir de uma pequena amostra, começam a crescer estruturas semelhantes a uma cobra de cinzas.

PARTES DO OLHO

 Para facilitar o entendimento das partes do olho e suas funções, a professora Adriana trouxe as turmas de 6 anos até o laboratório de ciências onde observamos as partes de um olho bovino, um olho artificial aumentado e fizemos uma prática para observação da pupila e sua função..

REAÇÕES QUÍMICAS 2ª SÉRIE

 

DINÂMICA ISTs E CUIDADOS

 Para enfatizar o estudo das relações sexuais e a importância da prevenção e proteção contra gravidez precoce e ISTs, a turma dos 8º anos veio até o laboratório de ciências onde foi desenvolvida uma dinâmica. Esta dinâmica tem o intuito de mostrar o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis quando de uma relação sexual sem proteção e até de uma gravidez indesejada. Materiais: um copinho de cafezinho com meia colherinha de soda diluída e mais tantos copinhos quantos necessários para cada aluno da turma, com um terço do copo de água. Antes de iniciar a atividade todos são orientados a não cheirar nem provar a substância. Depois são induzidos a fazer trocar de uma pequena quantidade do material com os colegas(com quantos quiser ou com ninguém). Depois de alguns minutos é pingado algumas gotas de fenolftaleína dentro dos copinhos. Então se ficar rosa, houve contato com a soda, que pode ser representada pelas relações sexuais sem preservativo e o risco de doenças.