Observar as demonstrações sobre os processos de eletrização
Materiais utilizados: Balão, pedaços de papel picado e Lâmpada de Plasma
1- Encher o balão e atritar com o corpo ou uma flanela. Em seguida, aproximar dos pequenos pedaços de papel.
Eletrização por Atrito: O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos. A eletrização por atrito acontece porque houve a transferência de elétrons (carga) entre os dois corpos, que deixou o balão carregada eletricamente. Ao aproximar esse balão dos pedaços de papel, que são neutros, eles são atraídos. É importante lembrar que apos o atrito, os corpos atritados ficam com cargas de sinais opostos. E isso é determinado por uma tabela chamada de triboelétrica.
A Eletrização por contato, diferentemente da eletrização por atrito, necessita de pelo menos um dos corpos carregados eletricamente. Para melhor entender o seu funcionamento do processo de eletrização por contato, considere um condutor carregado positivamente e o outro condutor neutro. Quando o condutor positivo aproxima-se do condutor neutro, ate que ocorra contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons (carga) do corpo neutro para o corpo carregado positivamente. Essa transferência ira ocorrer de maneira bem rápida ate que ambos os condutores fiquem com o mesmo potencial elétrico. Separando os dois condutores, eles estarão com cargas do mesmo sinal.
3- Um exemplo de eletrização por indução é a ocorrência de raios. Quando uma nuvem esta carregada eletricamente, ela induz na superfície terrestre cargas de sinais contrários, criando um campo elétrico entre a nuvem e a superfície. Se o campo elétrico for muito intenso, o ar pode funcionar como condutor de eletricidade, acarretando a uma descarga elétrica.
Já a Eletrização por Indução, consiste em atribuir carga elétrica a um objeto utilizando outro corpo carregado sem que haja contato entre eles.
Aula prática realizada pelas turmas do 3º Ano do Ensino Médio, matutino, vespertino e noturno.
Disciplina: Física
Prof: Mariza