Pular para o conteúdo principal

Lentes Esféricas

Chamamos de lentes esféricas o sistema óptico constituído de três meios homogêneos e transportes, sendo que as fronteiras que cada par sejam de duas superfícies esféricas ou em uma superfície esférica e uma superfície plana, as quais chamamos de face de lente.
Tipos de lentes: Dentre as lentes esféricas que são utilizadas, seis delas são de maior importância no estudo de óptica, sendo elas:
  • Lente Biconvexa;
  • Lente Plano-Convexa;
  • Lente Côncavo-Convexa;
  • Lente Bicôncava;
  • Lente Plano-Côncava;
  • Lente Convexo-Côncava.
- A lente biconvexa, é convexa em ambas as faces e tem a periferia mais fina que a região central.
- Lente plano-convexa, é plana em duas faces e convexa em outra, tema periferia mais fina que a região central.
- Lente côncavo-convexa, tem uma das suas faces concavas e outra convexa, tem a periferia mais fina que a região central.
- Lente bicôncavo, é côncavo em ambas as faces e tem a periferia mais espessa que a região central.
- Lente plano-côncavo, é plana em uma das faces e côncava em outra, tem a periferia mais espessa que a região central
-Lente convexo-côncava, tem uma de suas faces convexa e outra concava, tema periferia mais espessa que a região central.

Lentes Convergentes: uma lente esférica com comportamento convergente, a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que convergem a um único ponto. Tanto lentes de bordas finas como de bordas espessas podem ser convergentes, dependendo do seu índice de refração em relação ao meio externo.
Lentes Esféricas Divergentes: são lentes esféricas com comportamento divergente, a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que divergem a partir de um único ponto, tanto lentes de bordas finas podem ser divergentes, dependendo do seu índice de refração em relação ao meio externo.








Atividade prática realizada com as turmas do 2º ano ensino médio.
Disciplina: Física
Professora: Mariza