Pular para o conteúdo principal

PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO



PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO


Professora Mariza Haas

Disciplina: Física

Turmas: 3a série


    Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons. Prótons e elétrons possuem carga elétrica de mesma intensidade (valor), mas de sinais contrários, em que o próton é a carga positiva e o elétron, a carga negativa.

    No átomo em seu estado natural não existe uma predominância de carga elétrica, por que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna neutro. No entanto, quando ele perde ou ganha elétrons dizemos que está eletrizado.

1. Corpo eletrizado positivamente é quando um corpo possui uma maior quantidade de cargas positivas, dizemos que perdeu elétrons, e por isso está eletrizado positivamente.

2. Corpo eletrizado negativamente  é quando um corpo possui mais cargas negativas que positivas, ou seja, quando ganha elétrons.


3. Atração dos corpos é quando as partículas estão eletrizadas com cargas de sinais contrários, se atraem.


4. Repulsão dos corpos é quando partículas estão eletrizadas com cargas de sinais iguais, se repelem.



 Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução


5. Eletrização por atrito
Quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.


6. Eletrização por contato
Quando dois corpos (um eletrizado e outro inicialmente neutro) entram em contato, o corpo neutro fica com a mesma carga do eletrizado.



7. Eletrização por indução é quando a eletrização de um corpo inicialmente neutro (induzido) acontece por simples aproximação de um corpo carregado (indutor), sem que haja contato entre os corpos. O induzido deve estar ligado a Terra ou a um corpo maior que possa lhe fornecer elétrons ou que dele os receba num fluxo provocado pela presença do indutor.



Outros exemplos práticos: