Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos.
A maioria deles é aquático de vida livre, mas alguns são parasitas e vivem dentro do corpo de outros seres vivos, inclusive dos humanos.
O termo protozoário deriva das palavras em latim proto "primitivo" e zoon "animal", ou seja, animal primitivo. Isso porque já foram considerados animais por serem heterótrofos.
Características Gerais
Os protozoários pertencem ao Reino Protista.
Por serem eucariontes, apresentam núcleo individualizado e sua única célula exerce todas as funções que normalmente há nos multicelulares: respiração, excreção e reprodução.
Uma característica típica de suas células é a presença de vacúolos contráteis ou pulsáteis, com função de realizar regulação osmótica.
Devido à diferença de concentração entre o citoplasma e o ambiente externo, há entrada constante de água por osmose. Assim, o vacúolo controla a quantidade de água, recolhendo e eliminando o excesso.
Alimentação
Para a alimentação, os protozoários capturam o alimento por fagocitose, dando origem aos fagossomos, que se fundem aos lisossomos, formando os vacúolos digestivos.
Após a digestão, dentro dos vacúolos, os restos são eliminados por clasmocitose.
Classificação
Os protozoários são divididos em classes que seguem como critério o modo de locomoção que utilizam. Confira abaixo as quatro classes mais importantes.
Rizópodos: utilizam pseudópodos (“falsos pés”) para se locomover. O mais famoso representante deste grupo é a ameba, que obtém seu alimento com o processo chamado fagocitose, e fazendo a digestão em seus vacúolos digestivos.
Flagelados: movimento de um único e longo flagelo para se locomover, são de vida livre e muitos deles são parasitas de seres humanos. É o caso do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.
Ciliados: se locomovem através do batimento de cílios, que são filamentos menores e mais numerosos do que os flagelos. Geralmente aparecem na água doce ou salgada com matéria vegetal em decomposição. Um exemplo de protozoário ciliado é os do gênero Paramecium, que costumam habitar poças de água suja.
Esporozoários: não apresentam organelas locomotoras nem vacúolos contráteis. Eles são levados pelo ambiente, que pode ser o ar, a água ou algum animal. Um exemplo desse tipo de protozoário é o Plasmodium vivax, responsável por provocar a malária.
Doenças causadas por protozoários
Vídeo da observação dos protozoários:
Professora: Adriana Stertz Bock
Disciplina: Ciências
Turmas 7° ano
REFERENCIA
https://cursinhoparamedicina.com.br/blog/biologia/o-que-sao-protozoarios-e-quais-as-suas-caracteristicas/
https://www.infoescola.com/doencas/doencas-causadas-por-protozoarios/
https://www.todamateria.com.br/protozoarios/