Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2024

ESTUDO DA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA

       O estudo da variação da temperatura é feito pela  termologia , que é a ciência que estuda os fenômenos relacionados ao calor e à temperatura. A termometria é a parte da termologia que estuda a temperatura em si.   A temperatura é uma grandeza física que mede a agitação das moléculas, ou seja, a energia cinética média delas.   Para calcular a variação da temperatura, subtraia a temperatura inicial da final.   A amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima de um determinado período.   As escalas termométricas mais conhecidas são Celsius, Fahrenheit e Kelvin.   A escala Celsius é a mais utilizada, enquanto a Fahrenheit é usada nos Estados Unidos, Birmânia e Libéria.   A escala Kelvin é usada em laboratórios de química e física.  Para facilitar o entendimento sobre o tema a professora Eliamar trouxe os alunos da 2ª série até o laboratório de Ciências da natureza para fazer isso na prática.

Processo de impressão da fossilização.

A fossilização é um processo que dura milhares de anos e que acarreta na formação de artefatos fósseis através da ação de agentes químicos, físicos e biológicos, evitando a total decomposição de restos orgânicos de seres vivos. Nessa aula os alunos realizaram a impressão de um objeto, em uma massa feita com farinha, sal e água, dando a impressão de um fóssil.

Dissecação de uma flor.

A atividade de dissecação de flores pode ajudar no ensino do conteúdo de angiospermas, grupo de plantas com capacidade de produzir flores e frutos.   “A atividade de dissecação de flores ajuda a compreender como ocorre o processo de polinização e a sua importância no desenvolvimento da biodiversidade”, acrescenta a bióloga e professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia Dirson Maciel de Barros – (Fadimab) Maria Inêz da Silva.

Serpente do Faraó

  “Serpente de Faraó” é o nome dado a uma experiência clássica de Química em que se queima o tiocianato de mercúrio (Hg(SCN) 2 ). A partir de uma pequena amostra, começam a crescer estruturas semelhantes a uma cobra de cinzas.

PARTES DO OLHO

 Para facilitar o entendimento das partes do olho e suas funções, a professora Adriana trouxe as turmas de 6 anos até o laboratório de ciências onde observamos as partes de um olho bovino, um olho artificial aumentado e fizemos uma prática para observação da pupila e sua função..

REAÇÕES QUÍMICAS 2ª SÉRIE