Os espelhos estão presentes em muitas das nossas atividades diárias, a utilidade do espelho varia de acordo com a sua forma. A propagação da luz obedece certos princípios facilmente comprováveis em nosso dia a dia. Dentro da óptica geométrica destacamos:
- Princípios da propagação retilínea dos raios da luz, nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta
- Princípios da reversibilidade dos raios de luz, a trajetória seguida pela luz independentemente do sentido de percurso
- Espelho plano; superfície plana
- Espelho esférico concavo; sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva
- Espelho esférico convexo; sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.
Os espelhos côncavos, são usados no nosso dia a dia, como por exemplo, nos faróis de automóveis e em alguns espelhos de beleza, quando sobre eles incide um feixe de raios paralelos, os raios refletidos serão convergentes, todos os raios convergem para um único ponto o qual se da o nome de foco. Esse foco, como se encontra fora do espelho é um foco real, num espelho concavo a imagem apresentada depende da distancia a que o objeto se encontra do espelho.
Os espelhos convexos, também tem algumas utilidades no nosso dia a dia, um exemplo, são os retrovisores dos automóveis, que nos permite nos cruzamentos ter uma melhor visão. Quando sobre ele incide um feixe de raios paralelos, os raios refletidos serão divergentes, ao prolongar com um tracejado, os raios refletidos para trás do espelho, estes cruzam-se num ponto a que chamamos de foco. Este foco, por encontrar-se dentro do espelho, é considerado virtual.
Atividade realizada com as turmas do 2º ano Ensino Médio
Disciplina: Física
Professora: Mariza