Pular para o conteúdo principal

MAQUINAS SIMPLES

 Máquinas simples são dispositivos compostos por poucos elementos. Além disso, são capazes de alterar a magnitude de forças ou mudar seu sentido. A primeira máquina simples foi proposta por Arquimedes de Siracusa, no século III, antes da era Cristã.

1. O que são máquinas simples

As máquinas simples são a base do funcionamento de qualquer outro dispositivo mecânico mais complexo. Apesar da simplicidade, esse tipo de aparato trouxe grandes avanços para a humanidade. Isso aconteceu porque uma máquina simples é capaz de alterar a intensidade de uma força. Além disso, ela também pode mudá-la de direção ou de sentido.

A concepção de uma máquina simples surgiu a partir dos estudos do grego Arquimedes de Siracusa. Nessa época, foram propostas as máquinas arquimedianas. As quais consistiam em alavancas, polias e parafusos. Atualmente, considera-se três tipos de máquinas simples. Veja quais são elas, a seguir.

   2. Os 3 tipos de máquina simples

Ao longo dos anos, a definição de máquina simples foi mudando. Dessa forma, desde a Grécia antiga até os dias atuais alguns equipamentos passaram a ser considerados e outros deixaram de se enquadrar nessa categoria. Atualmente, são considerados três tipos de máquinas simples.

2.1 Alavancas

As alavancas são consideradas multiplicadoras de força. Afinal, com elas é possível aumentar a vantagem mecânica. Por exemplo, soltar um parafuso que estava muito apertado com uma chave ou espremer um limão muito mais rápido usando a alavanca do espremedor. Além disso, dependendo do local de ação da força, a alavanca recebe um nome.

  • Interfixa: o ponto de apoio fica entre a aplicação da força potente e o ponto da força resistente.
  • Interpotente: o ponto de aplicação da força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente.
  • Inter-resistente: a força resistente fica entre o ponto de apoio e a força potente.

2.2 Roldanas ou polias

Esse aparato são rodas que servem para direcionar a força por meio de objetos específicos. Ou seja, usando cordas ou fios é possível desviar a trajetória ou levantar certos corpos. Por exemplo, roldanas são usadas para erguer objetos pesados na construção civil e em aparelhos de academia. Veja os tipos de roldanas existentes:

  • Fixa: deve ficar presa a um lugar fixo. Ela apenas muda a direção da força aplicada. Assim, a força é aplicada é igual à força na outra extremidade da corda.
  • Móvel: ao associar roldanas fixas com roldanas móveis, a força aplicada se multiplica. Assim, essa associação muda a direção da força e a multiplica.

2.3 Plano inclinado

Como o próprio nome diz, esse sistema é um plano que liga duas alturas diferentes. Como uma rampa. Dessa maneira, o plano inclinado se constitui como uma máquina simples porque a força necessária para elevar um objeto entre dois níveis, por meio do plano, é muito menor do que se o movimento fosse feito na vertical. Os exemplos de plano inclinado podem ser uma rampa de acesso ou uma rampa de carga e descarga.

A combinação desses conceitos físicos pode gerar máquinas mais complexas. Por exemplo, motores de carros, bicicletas e muitas outras.

Professora: Marisa Haas

Disciplina: Física

Turmas: 1° série EM

Bibliografia

https://www.todoestudo.com.br/fisica/maquinas-simples