Pular para o conteúdo principal

As Leis de Newton

1º Lei: A Inércia

A 1° Lei de Newton explica o movimento de um corpo quando a resultante é zero. Ou seja, um corpo em repouso ira continuar em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.

Professora Mariza, utilizou o exemplo, de um Becker e um pedaço de papel, no primeiro momento pediu para os alunos colocarem o Becker sobre o pedaço de papel, e puxar lentamente, no segundo momento pediu para fazer o mesmo procedimento, mas agora puxando rapidamente o papel sem mexer o Becker.
Os alunos observaram, que no primeiro momento em que o papel foi puxado lentamente, o Becker se movimentou na mesma velocidade do papel, e no segundo procedimento, em que o papel foi puxado rapidamente, o Becker ficou em repouso, não se moveu, ou seja foi aplicada a primeira lei de Newton.




2º Lei: Principio Fundamental da Dinâmica

A 2º Lei de Newton diz que a força é sempre a mesma diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa. 

Professora Mariza, utilizou o exemplo, de um barbante amarrado com um pedaço de madeira em uma ponta, e na outra ponta amarrado um parafuso, em seguida pediu para dois alunos voluntários para tentarem enrolar aquele barbante com o pedaço de madeira e o parafuso em um lápis, mas sem usar as mãos para enrolar. Para que isso acontecesse, um aluno segurou o lápis na altura do ombro, e o outro colocou o barbante com o lado da madeira próximo do lápis, tomou distância e largou a parte onde estava amarrado o parafuso. O que aconteceu? O barbante com o parafuso começou a enrolar no lápis sem o uso das mãos. Ou seja, aconteceu uma força sobre o corpo, essa força conhecida como força de tração, que é a força aplicada ao fio, que por sua vez, aplica a força no corpo, que corresponde a segunda lei de Newton.






3° Lei: Princípio da Ação e Reação

Na 3º Lei de Newton, as forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação.

Professora Mariza, realizou a atividade utilizando um balão, barbante e um canudinho. Foi passado o barbante dentro do canudinho, e feito uma especie de varal com o barbante bem esticado, professora encheu o balão e fixou no canudinho com o auxilio de uma fita. Nesse momento pediu para que os alunos observassem com atenção o que iria acontecer. A professora soltou o balão, o ar começou a sair, empurrando o balão para frente, parrando o movimento quando todo ar saiu esvaziando por completo o balão. Neste caso, pode-se observar a aplicação da terceira lei de Newton, onde o ar representou a ação e a reação foi aplicada ao balão empurrando-o para frente.







Aula prática realizada com as turmas dos 2º ano matutino, vespertino e noturno
Disciplina: Física
Professora: Mariza