Uma das espécies químicas presente na água que merece atenção é o gás oxigênio, pois a vida aquática depende diretamente de sua concentração, a qual não pode ser baixa demais, o que poderia ate levar a completa extinção da vida. Como é possível determinar os valores de concentração de gás oxigênio dissolvido e verificar, por exemplo, se determinado local esta ou não com problemas de oxigenação em suas águas? Diante dessa pergunta, vamos analisar três amostras diferentes de água nessa atividade prática.
Materiais Utilizados:
- Três pedaços de esponja de aço;
- Três diferentes amostras de água (água fervida, água da torneira, água de rio);
- Três etiquetas (para identificar os frascos);
- Três filtros de papel;
- Três frascos com tampa;
- Uma bandeja de alumínio;
- Forno elétrico;
- Balança de precisão;
- funil.
Procedimento:
1- Obtenha a massa de três pedaços de esponja de aço, 1,5 g de cada (use a balança de precisão para pesar);
2- Em seguida, coloque as amostras de esponja uma em cada frasco;
3- O primeiro frasco preencha com água da torneira, foi usado 600 ml de água em cada frasco, tome cuidado para o preenchimento não ser turbulento, por isso coloque o frasco levemente inclinado sob a torneira, para que receba um fluxo de água de baixa turbulência. No segundo frasco, preencha com a água coletada do rio. E no terceiro frasco a água fervida. Lembre-se de utilizar as etiquetas para identificar cada coleta da água. E atenção com a turbulência da água, no momento do preenchimento;
4- Apos a coleta, deixe as garrafas abertas por cerca de 10 minutos, em seguida feche-as e deixe em repouso por cinco dias.
5- Passado esse período, e antes de manipular as amostras, pegue os três filtros de papel em uma bandeja de alumínio, seque os filtros de papel no forno por cerca de 1 hora, a cerca de 110 graus. Depois desse período, aguardar para os filtros ficarem em temperatura ambiente;
6- Agora obtenha a massa de cada um dos filtros e anote os valores;
7- Filtre os sistemas compostos de água e esponja de água, agora com aspecto de ferrugem, usando o filtro de papel encaixado no funil. A água pode ser descartada.
8- Coloque os filtros novamente na bandeja, e leva ao forno para uma nova secagem, por mais 1 hora, a 110 graus;
9- Aguarde até os filtros atingirem a temperatura ambiente e efetue a medição da massa dos três;
10- Determine, então, com base na diferença das massas inicias e finais, a massa de ferrugem formada em cada um dos sistemas.
Depois de feitos todos os procedimentos, professoras passou algumas questões referentes ao experimento para os alunos, para que pudessem entender o processo de concentração de gás oxigênio na água.
Aula prática realizada pelas turmas do 2º ano matutino, vespertino e noturno
Disciplina: Química
Professora: Claúdia