Pular para o conteúdo principal

IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO, LIPÍDIO, PROTEÍNAS E GLICOSE NOS ALIMENTOS

 IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO, LIPÍDIO, PROTEÍNAS E GLICOSE NOS ALIMENTOS

Professora: Adriana Stertz Bock

Disciplina: Ciências

Turmas: 8º ano


    O objetivo da atividade é identificar a presença de amido, lipídio, glicose e proteína em determinados alimentos.

Amido: 

    O amido é um tipo de carboidrato que está disponível em grande quantidade na natureza, ocorrendo em quantidade superior à da celulose. É um carboidrato de origem vegetal que é encontrado, principalmente, em órgãos de reserva, grãos de cereais e raízes. Entre os principais alimentos que possuem amido, podemos citar a batata, batata-doce, trigo, mandioca, milho, aveia e arroz.

Pingar umas gotas de iodo sobre os alimento


Lipídio: 

    Os lipídios são substâncias que se caracterizam pela sua baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos, como o álcool e o éter.
    Os lipídios são substâncias encontradas em todos os seres vivos, sendo abundantes em vegetais e animais. Eles desempenham importante papel na sobrevivência dos organismos, além de terem ampla aplicação econômica. 
    Entre as principais funções dos lipídios, destacam-se: Reserva de energia;- Componente das membranas celulares; -Transporte de nutrientes e vitaminas lipossolúveis;-Isolante térmico;-Isolante que permite a condução do impulso nervoso;- Protege contra impactos;-Precursor de hormônios;-Melhora sabor e textura de alimentos.
Colocar sobre o papel manteiga uma pequena porção de cada alimento e observar



Proteínas:

    As proteínas são as macromoléculas orgânicas mais abundantes das células, fundamentais para a estrutura e função celular. Elas são encontradas em todos os tipos de células e nos vírus.
    As principais funções das proteínas são:- Fornecimento de energia; -Estruturação da célula; -Catalisador de funções biológicas, na forma de enzimas; -Regulação de processo metabólicos; -Armazenamento de substâncias; -Transporte de substâncias;- Construção e reparação dos tecidos e músculos;- Defesa do organismo, na forma de anticorpos; -Produção de hormônios e neurotransmissores.

solução de 0,5% de sulfato de cobre

Solução concentrada de hidroxido de sódio



Glicose:

    A glicose é um importante carboidrato utilizado por vários seres vivos no processo de produção de energia. Essa molécula é, portanto, essencial. No entanto, quando se encontra em excesso no nosso organismo, a glicose pode gerar complicações, como o diabetes.


5 gotas de solução de Benedict e aquecer

Cor amarelada: presença de glicose