Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons.
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas. Uma dica para que isso não ocorra é adicionar suco de limão ou laranja, pois a vitamina C presente nas frutas cítricas impede a ação oxidante do oxigênio sobre a salada.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons. Exemplo: quando o óxido de cobre (negro) é colocado em aparelhagem apropriada (câmara) para que ocorra sua redução, o gás hidrogênio entra em contato com o óxido de cobre super aquecido e, como resultado, ele perde oxigênio e vai aos poucos se tornando rosa, pois está sendo reduzido a cobre.
ATIVIDADES:
Abordar as transformações químicas como um viés artístico, proporcionando aos alunos um ambiente de exploração da criatividade e de expressão de ideias. Para esta atividade algumas turmas utilizaram o permanganato de potássio e outras o vinagre 20% com sal, espalhando esta mistura sobre as telas. Observaram as tranformações que aconteceram logo em seguida e as transformações que ocorreram depois de 15 dias.
Turma 901 A Matutino
Turma 901B matutino
Turma 902A Matutino
Após colocar a solução de Permanganato de Potássio
Turma 904A Matutino
Anteslogo após a solução de Permanganato de Potássio
Antes
após a solução de vinagre a sal
após a solução de premanganato de potássio
após 15 dias