Pular para o conteúdo principal

INÉRCIA

 O QUE É INERCIA?

inércia é a capacidade de um corpo continuar em repouso ou em Movimento Retilíneo Uniforme, ou seja, é a resistência de um objeto em mudar de estado. Essa tendência somente é alterada quando uma força externa age sobre o corpo. 

O princípio da inércia indica que toda matéria apresenta resistência e para realizar mudança de estado, uma força deve agir sobre ela. Se não for assim, o corpo manterá o seu estado inicial seja em repouso ou em movimento. 

Da mesma forma, se um objeto estiver submetido a um conjunto de forças que se anulam, então este corpo não sofrerá variação em sua velocidade e continuará com o mesmo estado inicial.

Segundo a teoria, a inércia varia conforme a massa de cada corpo. Se um objeto tem massa elevada, ele possui maior resistência à mudança de estado (maior inércia). Já os corpos com massas menores possuem menor inércia. 


1. PRIMEIRA LEI DE NEWTON - Principio da Inércia

Segundo esta lei, um corpo tende a continuar em estado de movimento uniforme ou repouso a não ser que uma força atue sobre ele e o faça mudar de estado


O princípio da inércia, também denominado de primeiro princípio da Dinâmica, necessita de um referencial inercial para se tornar válido. Ou seja, um sistema de referência que permite descrever o movimento dos corpos em equilíbrio.

Como a massa do corpo é um fator responsável pela resistência na mudança de estado, então ela permitirá medir a inércia. Com o valor da massa e da velocidade do corpo é possível determinar a quantidade de movimento linear. 

Assim:

Q = m . V                          Q= quantidade       m= massa        V= velocidade

Também é possível calcular o impulso, ou seja, a força responsável por realizar a mudança de estado do objeto em determinado espaço de tempo. 

Desta forma:

I = F . t                       I = impulso      F= força     t = variação do tempo



2. SEGUNDA LEI DE NEWTON - Princípio Fundamental da Dinâmica

A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.

Essa relação pode ser descrita com a equação:

Fr = m . a        Fr =  Força resultante;    m= massa;        a =aceleração.

De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário exercer uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, que é definida como a variação da velocidade pelo tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada.

Ao aplicar uma força sobre um objeto, imprimimos sobre ele uma aceleração que será dependente de sua massa.

 Isso significa que, quanto maior a massa de um corpo, maior deve ser a força aplicada para que se altere seu estado de movimento.

Sendo a inércia definida como a resistência de um corpo para alterar seu estado de movimento, podemos dizer que a Segunda lei de Newton também define a massa como a medida da inércia de um corpo.

A força é uma grandeza vetorial, pois é caracterizada por módulo, direção e sentido. A unidade no Sistema Internacional para força é o Newton (N), que representa kg m/s2.


A partir da Segunda Lei de Newton, também chegamos à outra importante definição na Física: o Peso.

Força Peso corresponde à atração exercida por um planeta sobre um corpo em sua superfície. Ela é calculada com a equação:

P = m . g                            g = aceleração da gravidade local.



3. TERCEIRA LEI DE NEWTON - Ação e Reação

A terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto.

A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo recebe-a.

Durante seus estudos, Isaac Newton percebeu que a toda ação correspondia uma reação. Esse físico notou que, em uma interação entre dois corpos, um exerce uma força sobre o outro, que, por sua vez, devolve uma força ao primeiro.

Também conhecida como “lei da ação e reação”, essa é uma das três leis que Sir Isaac Newton determinou após realizar estudos sobre os movimentos e suas causas. Assim, o enunciado da terceira lei diz que:

A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.

As forças de ação e reação não se equilibram e não se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes.

Os pares de ação e reação podem ser formados tanto por forças de contato,como também pelas forças de campo. No caso dessas últimas, podem ser formadas a partir da interação de forças como a elétrica, a magnética e a gravitacional, que se caracterizam como forças desse tipo.

Para expressarmos matematicamente a terceira lei de Newton, dizemos que a força que um corpo A faz sobre um corpo B (FA,B) é igual em intensidade à força que o corpo B faz sobre o corpo A (FB,A), no entanto, como as duas forças atuam na mesma direção, mas em sentidos opostos, os seus sinais são diferentes:

FA,B – força que o corpo A faz em B;

FB,A – força que o corpo B faz em A.


Professora Marisa Haas

Disciplina Física

Turmas: 1° série EM



REFERENCIA

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/segunda-lei-newton.htm

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/fisica/inercia

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/terceira-lei-newton.htm