Os órgãos do corpo humano são estruturas constituídas por dois ou mais tecidos diferentes, sendo responsáveis por realizar funções específicas no organismo. O corpo humano apresenta inúmeros órgãos, reunidos em sistemas, que atuam juntos para o pleno funcionamento do organismo.
São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal.
Órgão do sistema cardiovascular
- Coração: órgão muscular formado pelo tecido muscular cardíaco e responsável pelo bombeamento do sangue para todo o corpo por meio de contrações rítmicas involuntárias.
- Vasos sanguíneos: estruturas responsáveis pelo transporte do sangue pelo corpo. Elas podem ser de três tipos principais: artérias, responsáveis pelo transporte do sangue do coração para os tecidos; veias, responsáveis pelo transporte do sangue dos tecidos para o coração; capilares, vasos bastante delgados e que apresentam paredes finas, o que permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.
Laringe: estrutura tubular constituída por cartilagem e tecido conjuntivo fibroelástico. Mede cerca de 5 cm e é responsável pela ligação entre a faringe e a traqueia. Na laringe, estão presentes também as cordas vocais.
- Pulmões: são estruturas infláveis localizados na cavidade torácica. Nos pulmões, encontram-se os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. Em um indivíduo adulto, os pulmões têm capacidade de cerca de seis litros de ar. No entanto, essa capacidade máxima nunca é alcançada. Em uma respiração normal, o organismo troca com o meio apenas cerca de 0,5 litro de ar. No interior dos pulmões, estão presentes os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas.
- pulmão de porco
traqueia
Órgão do sistema digestório
O fígado é um anexo do sistema digestório e é considerado um dos maiores órgãos do corpo humano. Esse órgão está localizado na região superior da cavidade abdominal, abaixo do diafragma e do lado direito, apresenta coloração marrom avermelhada e pesa, em média, 1,5 kg. Além disso, possui superfície lisa e quatro lobos: direto, esquerdo, caudado e quadrado. Cada lobo é formado por várias células conhecidas como hepatócitos.
O fígado está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas. Além disso, está relacionado com a produção de hemácias no embrião, destrói essas células quando estão velhas, além de sintetizar alguns fatores de coagulação.
fígado de porco
Professora: Adriana Stertz Bock
Disciplina: Ciências
Turmas: 8° ano
REFERENCIA
https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/orgaos-do-corpo-humano.htm
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/o-figado.htm