1. PARTES DE UMA FLOR
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas:
- Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera.
- Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário.
- Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores. O conjunto de pétalas é chamado de corola.
- Sépalas: localizadas abaixo das pétalas, geralmente, de coloração verde. O conjunto de sépalas é chamado de cálice.
Toda essa estrutura é sustentada pelo pedúnculo, haste responsável por ligar a flor à planta.
O pedúnculo apresenta uma porção dilatada ligada à flor denominada de receptáculo floral, onde estão inseridos os elementos florais.
2. GINECEU E ANDROCEU
De acordo com a estrutura da flor, ela pode ser feminina ou masculina. Essa definição depende da presença do gineceu e do androceu.
2.1 Gineceu
O conjunto de carpelos é denominado de gineceu, a parte feminina da flor.
O gineceu é formado por carpelos, pistilo, estigma, estilete e ovário. Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta.
O estigma é a porção que recebe o grão de pólen e através do estilete liga-se ao ovário. Já o ovário é a parte que vai se transformar em fruto.
O fruto é resultado do desenvolvimento do ovário, enquanto a semente representa o desenvolvimento do óvulo depois da fecundação.
2.2 Androceu
O conjunto de estames é denominado de androceu, a parte masculina da flor. O androceu é formado pelos estames, antera e filete.
Os estames são formados pela antera e filete. O filete corresponde a uma haste longa e fina, onde em sua extremidade encontra-se a antera, responsável pela produção do pólen.
ATIVIDADE
Professora: Adriana Bock
Disciplina: Ciências
Turmas: 7° ano
Bibliografia
https://www.todamateria.com.br/tipos-de-flores-e-suas-funcoes/