Pular para o conteúdo principal

Convecção de Calor e Radiação

A convecção é a forma de transferência de calor mais comum para gases e líquidos. Ao colocar água para ferver, a parte que esta mais próxima ao fogo sera a primeira a aquecer. Quando ela aquece, sofre expansão e fica menos densa que a água da superfície, sendo assim, ela desloca-se para ficar para por cima, enquanto a parte mais fria e densa move-se para baixo. Esse ciclo repete-se varias vezes e forma uma corrente de convecção, que é ocasionada pela diferença entre as densidades, fazendo com que o calor seja transferido para todo o liquido. Portanto, depois que água ferveu e ocorreu todo esse processo, foi adicionado grãos de feijão e arroz, onde pode-se observar o mesmo processo.




Radiação Térmica, também conhecida como Irradiação, é uma forma de transferência de calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas. Como essas ondas podem propagar-se no vácuo, não é necessário que haja contato entre os corpos para haver transferência de calor. Todos os corpos emitem radiações térmicas que são proporcionais a sua temperatura. Quando maior a temperatura, maior a quantidade de calor que o objeto irradia.

Momento em que os alunos, tentam aquecer as mãos sem contato direto utilizando uma vela, esta que por sua vez, conduz calor através do processo de irradiação.


Outro exemplo mais comum, é que  podemos nos aquecer, mas proximidades de uma lareira, sem ter contato direto com o fogo, graças ao processo de condução de calor por Irradiação

Aula prática realizada com as turmas do 2° Ano Matutino, Vespertino e Noturno.
Disciplina: Física
Professora: Mariza