Observação Célula Elódea.
Aumento de 40x (microscópio óptico)
Observando folhas da Elódea em microscópio óptico é possível notar um processo interessante que ocorre no interior de suas células, a ciclose. Este fenômeno consiste em uma corrente citoplasmática, originada pelas interações entre actina e miosina, que possibilita ao conteúdo celular a realização de um movimento que permite melhor aproveitamento da luz pelos cloroplastos.
Célula do Sangue de Peixe.
Aumento 100x (microscópio óptico)
O sangue dos animais é constituído por uma parte solida os elemento figurados, é por uma parte liquida, o plasma. A parte solida é constituída por células e estas são de três grupos: Hemácias ou Glóbulos vermelhos, Leucócitos ou Glóbulos brancos e as plaquetas.
Célula da Cebola
Aumento em 100x (microscópio óptico)
A observação da célula da cebola tem como objetivo proporcionar uma percepção de distintos componentes celulares, tais como:
A Epiderme que reveste as partes muito macias da plantas. É impermeabilizada pela cutícula cuja espessura depende das condições ambientais em que a planta se encontra.
Amiloplastos: São organitos celulares especializados no armazenamento de amido. Existentes sobre tudo em caules subterrâneos , raízes e sementes.
Núcleo: Estrutura central, onde armazena informações hereditárias presentes em todas as células. Na célula eucarionte o núcleo, se chama núcleo, nas células procariontes é chamado de nucleoide ou núcleo procarionte. O núcleo se diferencia do nucleoide pela presença da carioteca.
Parede Celular: É uma estrutura que envolve as células de muitos seres vivos. É encontrada em células vegetais, sendo uma camada depositada externamente em células vegetais, apresentando estrutura microfibrila e uma matriz.
Aula prática de observação das células realizados com as turmas dos 7° anos Matutino e Vespertino
Disciplina: Ciências
Professora: Adriana