O Reino Vegetal ou Reino Plantae, é caracterizado por microorganismos autótrofos (produzem seu próprio alimento) e clorofila. Por meio da luz solar realizam o processo de fotossíntese, e por esse motivo são chamados de seres fotossintetizantes.
As principais características do reino vegetal são:
- Eucariontes (núcleo organizado);
- Autótrofos (produzem seu próprio alimento);
- Fotossintetizante (produção de fotossíntese);
- Pluricelulares (multicelulares);
- Células formada por vacúolos, cloroplastos e celulose.
As estruturas das plantas, são formadas pela raiz (fixação e alimentação), caule (sustentação e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores (reprodução), e frutos ( proteção das sementes). Algumas plantas possuem sementes, flores e frutos, são divididas em angiospermas e gimnospermas. Enquanto aquelas que não produzem sementes, flores e frutos, são divididas em briófitas e pteridófitas.
Em sua classificação o reino vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
As briófitas são plantas pequenas que não recebem luz direta do sol, uma vez que habitam locais úmidos, exemplo, musgos. Reprodução ocorre através do processo de metagênese, ou seja, possui uma fase sexuada, produtora de gametas, e outra assexuada, produtora de esporos, não apresentam vasos condutores de seiva.
Pteridófitas, são formada por plantas que em sua maioria, são terrestres e habitam locais com grande umidade. Exemplos, samambaias, avenca e xaxins. Apresentam vasos condutores de seiva, raiz, caule e folhas e, da mesma maneira que as briófitas, a reprodução desses vegetais ocorre mediante uma fase sexuada e outra assexuada. Quando o caule das pteridófitas é subterrâneo, denomina-se de rizoma, já as epífitas são plantas que se apoiam em outras plantas, como as samambaias.
Gimnospermas é composta por uma grande variedade de árvores e arbustos de diversos portes. São plantas vasculares, possuem vasos condutores de seiva, que possuem raiz, caule, folhas e sementes. Exemplo, sequoias, pinheiros e araucárias. A reprodução das gimnospermas é sexuada. Ocorre fecundação nos órgão femininos pelo pólen e é produzido pelos órgão masculino e transportado com o auxílio do vento, chuva, insetos e pássaros.
Angiospermas são plantas vasculares, possuem vasos condutores de seiva, habitam diferentes ambientes e representam um grupo muito variado, composto por vegetais de pequeno e grande porte. O grupo das angiospermas caracteriza o maior grupo do reino vegetal com aproximadamente 200 mil espécies. Suas sementes são grudadas no interior do fruto, sua reprodução é sexuada, e a fecundação ocorre com a presença de pólen masculino. Exemplo de angiosperma é a laranjeira.
Atividade prática realizada com as turmas do 2º Ano Ensino Médio
Disciplina: Biologia
Professora: Gianni