Uma das principais funções da membrana plasmática é controlar o que entra e o que sai do interior da célula, uma propriedade conhecida como permeabilidade seletiva. Por ser formada por uma bicamada lipídica, ela é impermeável a maior parte das moléculas solúveis em água. Em razão disso, a grande maioria de íons e moléculas necessita da mediação por proteínas para atravessá-la. Além da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática possui proteínas que garantem a interação entre as células e o recebimento de sinais do ambiente.
O experimento tem como principal objetivo descrever a permeabilidade da membrana. Como o pigmento da beterraba fica no interior dos plastos em cada célula, para que eles corem a substância presente no tubo eles terão que sair da organela e atravessar a membrana.
Materiais necessários
- Beterraba
- Acetona
- Aguarrás (solvente usado para a diluição de tintas a óleo)
- Vinagre
- Água
- Água sanitária
- Cinco recipientes
- Caneta ou etiquetas para identificar os recipientes
-Apos colocar os cubos de beterraba nos recipientes, identifique com a substancia que sera colocada em cada um deles. Portanto, haverá cinco recipientes nomeados, acetona, aguarrás, vinagre, água e água sanitária;
-Coloque as substancias no interior de cada recipiente com os cubos de beterraba e aguarde alguns dias para observar o resultado.
Atividade prática realizada com as turmas das 3ª Séries E.M
Professora: Gianni
Disciplina: Biologia